segunda-feira, 11 de maio de 2015

Caracterizar o hipertexto


Na universidade, entre vinte ou vinte e cinco colegas de sala, começo, ainda de manhã cedinho, a ruminar questões sobre as características do hipertexto. O professor Luiz F. Gomes propôs a leitura do texto de sua autoria O hiper do hipertexto sobre essas características. Para cortar caminho, podemos resumir a posição do autor do texto dizendo que o prefixo “hiper”, nesse caso, significa que o hipertexto é multidimensional, graças à presença de links, pois é através deles que o hipertexto pode ser acessado a partir de diversos pontos distintos, portanto o que há de mais fundamental para caracterizar o hipertexto é o link.
Em sala, a discussão continuou até o meio dia. Encerrado a aula, levei para casa a tarefa a seguir: apontar e comentar as semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto. Nesse sentido, o quadro abaixo busca responder a essa provocação.

Semelhanças e Diferenças entre Texto Impresso e Hipertexto
Texto Impresso e Hipertexto
Texto Impresso
Hipertexto
Comentários
semelhanças
diferenças
diferenaças
·         Podem ser formados por páginas;
·         Podem ter suas partes organizadas em um índice;
·         Em geral, são multimodais;
·         Sugere uma leitura mais linear;
·         Seu suporte pode ser eletrônico (PDF, por exemplo). ou não (texto impresso, por exemplo).
·         Progressão limitada à dimensão do suporte.
·         Tem links;
·         Permite uma Leitura menos linear;
·         Multidimensional;
·         Páginas em rede;
·         Seu suporte é sempre eletrônico;
·         Progressão, teoricamente, ilimitada.
Tanto o texto quanto o hipertexto têm progressão. Porém, parece que, no caso do hipertexto, ela depende não só do leitor, quem decide que páginas acessar, mas também da existência de links, portanto do autor, quem torna os links disponíveis ou não para o leitor.


            Este é o quadro que sugiro para o desafio lançado pelo professor Luiz Fernando Gomes. Certamente não é o único possível. Outros podem ser encontrados nos sites e blogs dos meus colegas de turma. Confira a lista de endereços na guia blogs sugeridos, à direita desta postagem, logo abaixo da guia Arquivos do blog.

Nenhum comentário: